domingo, 14 de fevereiro de 2010

...avatamos e nem sabemos

Fui ver o Avatar! Achei que devia de ser original... Pronto já sei, não fui nada original... Mas ao menos sou uma das poucas pessoas que não o viu em 3D, ah pois é! E pus óculos e tudo! Mas só serviram para me fazer ver a imagem pior, mais escura e magoar as orelhas, porque coisas tridimensionais nem vê-las!

Dimensões à parte, não achei grande piada ao filme. Não me tocou por aí além. A história não tráz nada de novo e os cenários, talvez devido à ausência tridimensional da coisa, não me entusiasmaram por aí além. Mas tem uma mensagem interessante: As pessoas choram muito por cenários feitos a computador, criaturas azuis de olhos amarelos e orelhas bicudas mas estão-se nas tintas para as florestas e para os povos indigenas que foram e ainda hoje estão a ser dizimados. É muito curioso e faz lembrar a questão dos dinossauros. Eu explico! Eu detesto dinossauros (e nunca estive com nenhum). Porquê? Porque metemos as nossas crianças a brincar com bonecos deles, a ver filmes sobre eles, etc. e não queremos saber para nada dos animais que ainda existem e que os nossos filhos poderiam vir a ajudar a salvar da extinção, se soubessem que espécies são, ou como caçam e vivem, tal como sabem em relação aos dinossauros, só que estes não existem e a sabedoria dos nossos filhos sobre eles de pouco ou nada serve comparada com a utilidade da sabedoria que deviam ter sobre os animais que ainda... mexem... e precisam de ajuda.

Portanto o Avatar põe em evidência esta adoração e comoção que temos por coisas que não existem, que nunca existiram ou que deixaram de existir, mas que se assemelham a coisas reais pelas quais não temos grande empatia. Porque não choramos pelos povos africanos ou pelos povos índios como chorámos pelos Navi? Porque não choramos pela destruição da Amazónia como pela destruição de Pandora? Oh a madeira até dá jeito! E viver em sociedades consumistas também. Quem é que quer saber daquelas sociedades atrasadas que vivem de acordo com a natureza, em harmonia com os outros animais? Isso é muito bom mas é em Pandora! Para vermos com os óculos 3D, até parece real! Menos a mim, que só me magoam as orelhas...

Esta é para mim a grande qualidade do filme "Avatar", tentar chegar áqueles que acham que aquele enredo existe no cinema e que na realidade aquilo não acontece ou se calhar acontece mas ninguém quer saber disso para nada. Consumir dá jeito.

Pode ser que o filme consiga cumprir essa missão, a de chegar aos mais "dificeis". E já é uma grande missão, das mais importantes talvez. Quer-me cá parecer.


1 comentário:

  1. Mas para isso já existe a Pocahontas!! :P
    A mensagem ecológica está muito "in your face". É impossível não a ver! Infelizmente, eu já não tenho fé na humanidade, e vai cair em saco roto... Mas estamos cá para ver! ;)

    ResponderEliminar