terça-feira, 3 de agosto de 2010

Coisa profundamente irritante nº 1 - Pessoas que se sentam no banco do lado de dentro nos autocarros


Ora cá está a coisa irritante que inaugura esta nova secção do “E vai na volta”. Foi esta a situação que me inspirou. É que é mesmo irritante, de tirar a pessoa do sério.

Porque será que as pessoas passaram a ter medo de estar à janela nos autocarros? Será que receiam um ataque terrorista? Será do ar condicionado? Mas mesmo estando no lado de dentro levam com ele nas ventas! Ainda pus a hipótese de estarem quase a sair, mas depois cheguei à profundamente irritante conclusão que saiam sempre ou na mesma paragem que eu ou depois! Também poderá ser egoísmo, e este ser um dos pequenos gestos que revelam não querer saber dos outros para nada, nem lhes querer facilitar a vida ou então estarmos cada vez mais anti-sociais e esta ser uma forma de estarmos seguros de que ninguém se senta ao seu lado, de que não há grandes contactos, não vá quem procura um lugar estar a cheirar mal ou querer meter conversa… Era preciso uma análise profunda, com inquéritos, histórias de vida, para perceber o que lhes vai na mona.

Para já o que eu sei é que graças a este novo hábito, acabo sempre por ir até ao último banco, até encontrar uma alminha do céu que esteja sentada no lado da janela. Ou então, prefirir mesmo ir de pé. Não há pachorra para estar sempre a pedir licença, para sentar e para sair. Que de manhã não estou também para todos esses diálogos. Vou de pé é verdade mas claro, profundamente irritada!

Sem comentários:

Enviar um comentário